Carnaval de Salvador 2026 vai homenagear 110 anos do samba
04/09/2025
A capital do Axé Music vai celebrar outro ícone da cultura brasileira no próximo Carnaval: o samba. Ritmo enraizado na identidade nacional e consumido ao longo de todo o ano, ele será o tema oficial do Carnaval de Salvador 2026.
A prefeitura da cidade confirmou a escolha do mote “110 Anos de Samba”, em alusão ao primeiro registro fonográfico do gênero, realizado em 1916 com a música “Pelo Telefone”, composta por Donga e Mauro de Almeida.
Conexão baiana na origem do samba
A trajetória desse marco histórico também passa pela Bahia. A canção teria sido criada em rodas de samba no Rio de Janeiro, na casa da mãe de santo Tia Ciata, baiana nascida em Santo Amaro.
As primeiras gravações reforçam ainda mais esse elo: uma versão instrumental foi executada pela banda do 1º Batalhão da Polícia da Bahia, enquanto a gravação com letra foi interpretada pelo cantor Baiano, também natural de Santo Amaro.
Programação e homenagens
Nos próximos meses, a prefeitura lançará a campanha oficial do tema, com intervenções urbanas, conteúdos digitais e parcerias com artistas, blocos afros, comunidades e escolas de samba.
A programação cultural também deve valorizar vertentes como o pagode, o samba-reggae e o samba-enredo, reafirmando a pluralidade do gênero.
Reconhecimento cultural
O samba foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2007 pelo Iphan. Já o samba de roda do Recôncavo Baiano recebeu, em 2020, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, reforçando a importância da região para a preservação e difusão dessa expressão musical.
Compre abadás 2026

Autor: Equipe QueroAbadá
* Todas as informações publicadas nesta página estão sujeitas a alterações sem aviso prévio, seja em função da mudança de valores, parcelamento ou qualquer um dos itens que compõem o produto. O conteúdo e valor será confirmado no ato da compra. Ofertas válidas por tempo limitado ou enquanto houver disponibilidade para os valores anunciados. Imagens e vídeos meramente ilustrativos. Reservamo-nos o direito de corrigir possíveis erros de digitação.