Sobre Daniela Mercury
Daniela Mercuri de Almeida, que carinhosamente é conhecida como Daniela Mercury, nasceu no dia 28 de julho de 1965, em Salvador. Apaixonada por dança, desde criança dedicou-se a isso, sendo inclusive formada em Bacharelado em Dança pela Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia.
Aos 13 anos, enquanto cantava uma música de Elis Regina no chuveiro, chamou a atenção de sua avó, que logo percebeu o seu talento para o canto e a incentivou a entrar para o coral da igreja. Foi lá que, aos 16 anos, recebeu o primeiro convite para cantar profissionalmente em bares, fugindo da fiscalização do juizado de menores. Suas influências musicais sempre foram refinadas e vêm, além do movimento tropicalista que vivenciou na adolescência, de divas do jazz como Ella Fitzgerald e Billie Holiday, que costumava escutar com o seu pai.
Dos bares aos trios elétricos aconteceu naturalmente, e ela não queria mais parar. Nem a gravidez acabou com o pique típico de Daniela, que já havia lhe rendido na infância o apelido de pinga-fogo. Com barriga de oito meses, ela cantava no trio elétrico da Banda Cheiro de Amor. Logo em seguida veio o convite de ser backing vocal de Gilberto Gil.
Ela foi a primeira artista estrangeira a vender milhões de discos em Portugal e, atualmente, o seu trabalho Balé Mulato no bloco Crocodilo do Carnaval de Salvador vem sendo aclamado pela crítica como o melhor trabalho de sua carreira.