Primeiro Carnaval

Como é o Carnaval de Salvador?

A Bahia é um celeiro de ritmos, crenças e festas, e o Carnaval de Salvador é sua principal festa do ano, sendo o maior evento popular do Planeta, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas por dia nos seus circuitos aos sons de trio elétricos, bandas, show as pessoas se divertem nos Blocos, Camarotes ou na Pipoca.

O Carnaval é uma grande festa ao ar livre, onde durante 06 dias os blocos desfilam pelas ruas puxadas por Bandas através de Trios Elétricos. Alguns preferem sair nos Blocos e outros preferem o camarote.

Os principais circuitos do Carnaval

O Carnaval de Salvador é composto de dois principais Circuitos, Osmar (Avenida) e Dodô (Barra/Ondina).

Circuito Osmar (Avenida)

Este é o trajeto mais antigo, por isso é conhecido como tradicional.
Os blocos se concentram no Corredor da Vitória e de lá partem percorrendo toda a Avenida Sete de Setembro.
Durante o percurso, o folião passa por pontos turísticos da cidade, como o Relógio de São Pedro, o Forte de São Diogo e a Praça Castro Alves.

Circuito Dodô (Barra / Ondina)

Os blocos se concentram um pouco antes do Farol da Barra, onde começam o desfile seguindo pela orla marítima de Salvador até o bairro de Ondina.
O percurso de 4km é feito em média em 4 horas, proporcionando uma brisa e vista maravilhosa através da beira-mar.

Blocos

Os Blocos são compostos por um trio elétrico e um carro de apoio e têm seu espaço delimitado por uma grande corda, além de terem um esquema próprio de segurança. Em cada Bloco se apresenta com uma atração musical.

Trio Elétrico

O trio elétrico é um palco montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.

Carro de apoio

O carro de apoio, como o próprio nome diz, oferece uma estrutura e serviços de apoio ao Bloco, tais como:
Bar e lanchonete, Sanitários, Posto de atendimento médico, Espaço VIP*
* Alguns blocos disponibilizam para venda o chamado Abadá VIP, que dá acesso à parte superior do carro de apoio, com vista privilegiada para o desfile, banheiros exclusivos, atendimento VIP.

Abadá

O abadá é uma camisa estampada que identifica o participante de cada Bloco. O abadá é o seu ingresso para acesso a Blocos ou Camarote. Cada Bloco ou Camarote desfila com um abadá diferente para cada dia de folia e possui um símbolo de segurança próprio, os camarotes além do Abadá é necessário apresentar um ingresso para primeiro acesso.

Camarotes

Os Camarotes são estruturas fixas na qual o folião pode curtir a festa com uma vista privilegiada do circuito e da passagem dos trios e blocos.
As Estruturas dos Camarotes podem variar, sendo que todos proporcionam uma visão para os foliões acompanharem a passagem dos blocos e trios daquele circuito no qual está instalado. Alguns Camarotes possuem serviços de All Inclusive (Comida e Bebida inclusa), alguns são Open Bar (Bebida Inclusa) e outros apenas a estrutura e visão do camarote. Muitos deles contam com alguns serviços como boate, lounge, shows, praça de alimentação, banheiros climatizados, posto médico. Em alguns Camarotes há diferença no acesso Masculino e Feminino.

Folião Pipoca

É o Folião que curte o Carnaval sem sair nos Blocos nem nos Camarotes e por isso não contam com a comodidade que esses serviços proporcionam.

Dicas

O Carnaval de Salvador possui uma infraestrutura de mais de 100 mil pessoas trabalhando, sendo mais de 20 mil Policiais, Profissionais de Saúde, Limpeza dentre outros para garantir que seu Carnaval seja o mais tranquilo e divertido possível.
Apesar disso, alguns cuidados nunca são demais:

  • Leve apenas o necessário: Dinheiro trocado com o suficiente para pagar suas despesas do dia (Alimentação, bebida, transporte).
  • Não leve joias e objetos de valor, no caso de levar máquina fotográfica, guarde em um local na sua roupa e evite usá-la quando tiver fora dos Blocos e Camarotes. Não leve cartões de crédito e talão de cheques.
  • Leve uma carteira de identidade e seu documento do Plano de Saúde (caso tenha), mas evite levar passaporte.
  • Tenha em mãos o endereço e o telefone do local onde está hospedado
  • Vá de tênis ou algum outro calçado confortável.
  • Procure andar em grupo e evite sair do Bloco ou do Camarote
  • Caso precise sair do Bloco ou do Camarote, aguarde a passagem do trio elétrico e saia em grupo
  • Se for dirigir, não beba e se beber, não dirija: vá de táxi
  • Durante o dia, passe bastante protetor solar
  • Alimente-se bem, mas com comidas leves (de preferência carboidratos)
  • Hidrate-se, beba bastante líquido, principalmente água.
x Central de Atendimento Chat Online
Dúvidas? Clique aqui ou faça sua pergunta abaixo e fale agora com nossos atendentes.
Central de Atendimento De Segunda à Sexta das 9h às 19h Sábado das 09h às 13h
Salvador-BA (71) 2132-4485 São Paulo-SP (11) 3003-0671 Rio de Janeiro-RJ (21) 3003-0671 Belo Horizonte-MG (31) 3003-0671 Brasília-DF (61) 3003-0671 Recife-PE (81) 3003-0671 Fortaleza-CE (85) 3003-0671 Vitória-ES (27) 3003-0671 Outras 3003-0671